Otimização de Sites

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Já imaginou aumentar a presença e visibilidade de seu site nos motores de busca, tanto no Google, quanto no Yahoo e Bing (motores de busca), por meio das palavras-chave mais relevantes de seus produtos e serviços para sua empresa. O SEO, e a própria internet, estão em constante evolução, por isso, é vital que as empresas reajam às mudanças rapidamente, a fim de manter uma estratégia online eficaz.

Que tal o seu site da sua empresa estar sempre nas primeiras páginas do Google e facilmente ser encontrado pelo seu público alvo? Você sabe o que é otimização de sites? Hoje existem milhares de pessoas realizando buscas, onde muitas delas estão procurando exatamente o que você vende. Com o investimento em SEO é fundamental para que sua empresa cresça destacando-se no mercado e fazendo a diferença com as vantagens de ter um site otimizado.

A Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, é um conjunto de estratégias e métodos usados para melhorar o posicionamento (ranking) de sites na listagem de resultados naturais (orgânicos) das ferramentas de busca, como Google e Yahoo!, e é uma ferramenta importante de marketing para a Internet para sua empresa.

Destaque constante de sua logomarca da empresa combinando ganhos de visitas, aumento de vendas, acessibilidade e eficiência. Há anos atrás poucas empresas tinham site ou pensavam em ter, muitas nem trabalhavam com computador. Foram passando os anos a tecnologia se aprimorando e o mercado forçando as empresas a desenvolver o seu site tendo como principio o status de ter um endereço o eletrônico. Foram diversas fases até o presente, sites com animações e luzinhas piscando na maioria das vezes não fazendo parte do contesto, sites todo desenvolvido em flash, porém carregados com dificuldade de navegação entre outros.

Hoje vivemos uma fase em que o site que não tem visibilidade, serve unicamente como catálogo eletrônico para os mesmos clientes e fornecedores não gerando novos negócios ou agregando novos clientes da empresa. As grandes Listas Telefônicas do passado foram substituídas pelos portais de busca de produtos e serviços na internet, como Google, Bing,Yahoo entre outros.

O processo de otimização de sites, para sua empresa onde diversos itens importantes e pertinentes para a indexação dos Sites de nossos clientes são modificadas, adaptadas, inseridas ou até excluídas. Mas na prática temos diversas variantes que precisam ser observadas bem como estratégias de conteúdo e palavras-chave traçadas para maximizar o resultado gerado pelo trabalho de SEO.

1. O que é SEO e por que é importante?

A otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de otimizar páginas da web e seu conteúdo para serem facilmente descobertos pelos usuários que procuram termos relevantes para o seu site da empresa. O termo SEO também descreve o processo de tornar as páginas da web mais fáceis para o software de indexação de mecanismo de pesquisa, conhecido como “rastreadores”, encontrar, verificar e indexar seu site.

Embora o conceito de SEO seja relativamente simples, muitos novatos em SEO ainda têm dúvidas sobre os detalhes, como:

  • Como você “otimiza” o seu site ou o site da sua empresa para os motores de busca?
  • Como você sabe quanto tempo deve gastar em SEO?
  • Como você pode diferenciar um conselho de SEO “bom” de um conselho de SEO “ruim” ou prejudicial?

Talvez o aspecto mais importante da otimização de mecanismos de pesquisa seja como você pode realmente aproveitar o SEO para ajudar a gerar tráfego, leads e vendas mais relevantes para o seu negócio da empresa.

Por que você deve se preocupar com SEO?

Bilhões de pesquisas são realizadas online todos os dias. Isso significa uma imensa quantidade de tráfego específico e de alta intenção.

Muitas pessoas procuram produtos e serviços específicos com a intenção de pagar por esses itens. Essas pesquisas são conhecidas por terem intenção comercial , o que significa que indicam claramente com a pesquisa que desejam comprar algo que você oferece .

Uma consulta de pesquisa como “Quero comprar um carro” exibe uma intenção comercial clara

As pessoas estão pesquisando qualquer tipo de coisa diretamente relacionada ao seu negócio para a empresa. Além disso, seus clientes em potencial também estão procurando por todos os tipos de coisas que estão apenas vagamente relacionadas ao seu negócio. Eles representam ainda mais oportunidades de se conectar com essas pessoas e ajudar a responder suas perguntas, resolver seus problemas e se tornar um recurso confiável para eles.

É mais provável que você obtenha seus widgets de um recurso confiável que ofereceu ótimas informações nas últimas quatro vezes em que você pediu ajuda ao Google para resolver um problema, ou de alguém de quem você nunca ouviu falar?

O que realmente funciona para direcionar o tráfego de SEO dos motores de busca?

É importante observar que o Google é responsável pela maior parte do tráfego do mecanismo de busca no mundo. Isso pode variar de um setor para outro, mas é provável que o Google seja o jogador dominante nos resultados de pesquisa em que sua empresa ou site gostaria de aparecer, mas as práticas recomendadas descritas neste guia o ajudarão a posicionar seu site e seu conteúdo também pode ser classificado em outros mecanismos de pesquisa melhorando a empresa.

O Google domina entre os motores de busca, mas não dorme em sites como Yahoo e Bing

Então, como o Google determina quais páginas retornar em resposta ao que as pessoas procuram? Como você obtém todo esse tráfego valioso para seu site?

O algoritmo do Google é extremamente complexo, mas em um alto nível:

  • O Google está procurando páginas que contenham informações relevantes de alta qualidade e relevantes para a consulta do usuário.
  • O algoritmo do Google determina a relevância “rastreando” (ou lendo) o conteúdo do seu site e avaliando (algoritmicamente) se esse conteúdo é relevante para o que o pesquisador está procurando, com base nas palavras-chave que contém e outros fatores (conhecidos como “sinais de classificação”) .
  • O Google determina a “qualidade” por vários meios, mas o perfil de link de um site – o número e a qualidade de outros sites que vinculam a uma página e o site como um todo – está entre os mais importantes.

Cada vez mais, sinais de classificação adicionais estão sendo avaliados pelo algoritmo do Google para determinar onde um site será classificado, como:

  • Como as pessoas se envolvem com um site (elas encontram as informações de que precisam e permanecem no site ou “voltam” para a página de pesquisa e clicam em outro link? Ou simplesmente ignoram sua listagem nos resultados de pesquisa e nunca Clique através?)
  • Velocidade de carregamento de um site e “compatibilidade com dispositivos móveis”
  • Quanto conteúdo exclusivo um site tem (em comparação com conteúdo “fino” ou duplicado e de baixo valor)

Existem centenas de fatores de classificação que o algoritmo do Google considera em resposta às pesquisas, e o Google está constantemente atualizando e refinando seu processo para garantir que ele ofereça a melhor experiência possível ao usuário.

2. Práticas recomendadas de pesquisa de palavras-chave de SEO e segmentação por palavras-chave

A primeira etapa na otimização de mecanismos de pesquisa é determinar o que você está realmente otimizando. Isso significa identificar os termos que as pessoas estão pesquisando, também conhecidos como “palavras-chave”, para os quais você deseja que seu site seja classificado em mecanismos de pesquisa como o Google.

Por exemplo, você pode querer que sua empresa de widgets apareça quando as pessoas procurarem “widgets” e talvez quando digitarem coisas como “comprar widgets”. A figura abaixo mostra o volume de pesquisas, ou o número estimado de pesquisas para um termo específico, durante um período de tempo: